por Célio Heitor Guimarães
Eu conhecia e admirava David Coimbra, bom gaúcho de Porto Alegre, como jornalista, radialista, escritor e jovem cronista do cotidiano, excelente texto e autor de bem arquitetadas e bem humoradas crônicas publicadas no jornal Zero Hora. É dele aquela notável narrativa do dia em que mandou o filho Bernardo, o seu pequeno “Pocolino”, “na franja dos seis anos”, que “choramingava por motivo reles, sentado à mesa de jantar”, tirar o cavalinho da chuva e depois se arrependeu profundamente – que lhes contei no ano passado. David tem romances publicados e uma penca de livros de crônicas – como “Cantada Infalível”, “A Mulher do Centoavante”, “Um Trem para a Suíça e “As Velhinhas de Copacabana e outras crônicas que gostei de escrever”.
Sabia-o também um bravo guerreiro, que, em 2013 enfrentou um câncer de rim, submeteu-se a um nefrectomia e venceu galhardamente a batalha. Mas não sabia que David Coimbra, a par desses atributos todos, seria também capaz de atingir, com certeira e mortal precisão a moleira dessa gente que está matando o Brasil. Pois foi o que ele fez na segunda-feira passada, em irretocável análise das mais recentes declarações do malfeitor-mor desta Nação, que peço licença ao nosso grande Zé Beto para transcrever aqui, com as minhas homenagens ao autor. Ei-la:
“Lula acha que os governos do PT são criticados e que a popularidade de Dilma é de apenas 7% porque graças a ele, Lula, os pobres agora viajam de avião e comem em restaurantes.
“Sério, ele pensa isso.
“Sua frase, durante um discurso para 200 pessoas no ABC paulista, no fim de semana, foi a seguinte:
“ ‘Eu ando de saco cheio. Tudo que é conquista social incomoda uma elite perversa neste país’.
“É estranho. Jurava que a elite amava Lula. Afinal, vejamos:
“1. Nunca na história deste país, os banqueiros obtiveram tantos lucros como nos governos do PT;
“2. A elite política, representada por Maluf, Sarney, Calheiros, Temer, entre outros, sempre esteve fechada com Lula. Um de seus aliados, Fernando Collor, inclusive, pôde montar uma linda coleção de carros de playboy durante as administrações petistas;
“3. Empresários emergentes, como Eike Batista, emergiram de vez graças a generosos empréstimos do BNDES, mesmo que depois tenham submergido;
“4. Há vários amigos próximos de Lula morando atualmente no Paraná, todos com sobrenomes famosos, como Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez. Um deles até o apelidou, carinhosamente, de ‘Brahma’.
“Esses é que são a elite do Brasil. A elite do Brasil mora em tríplex, como Lula. Roda em Maseratis, como Collor. Tem contas na Suíça, como Odebrecht.
“Assalariados, como eu e a maioria dos meus amigos, não pertencemos à elite. Mas Lula quer dizer que sim. Quer dizer que eu, filho de professora primária e neto de sapateiro, que sustento minha família com meu salário, amigo de aposentados que ganham mil reais por mês, de funcionários públicos que pagam aluguel, de jornalistas que andam de ônibus, Lula quer dizer que eu e toda essa gente que sofre com o desconto do Imposto de Renda, com a falta de água e de luz a cada chuva, com as ruas esburacadas, com os assaltos, com a educação deficiente, com os hospitais lotados e com o preço do tomate, Lula quer dizer que nós somos da elite?
“Não somos, Lula. E tampouco nos importamos, eu e todas, absolutamente todas as pessoas que conheço, com pobres que frequentem restaurantes ou aeroportos. Nos importamos é com um país em que os assalariados pagam imposto para ter segurança, saúde e educação públicas e, ao mesmo tempo, pagam por segurança, saúde e educação privadas. Nos importamos é com um país que coloca presos em masmorras medievais, um país em que 60 mil pessoas são assassinadas e outras 50 mil morrem em acidentes de trânsito a cada ano, um país em que são gastos bilhões para construção de estádios em lugares onde praticamente não existe futebol, um país que tem sua principal estatal sangrada em bilhões de dólares pela navalha da corrupção. É com isso que nos importamos, nós, que você chama de elite perversa. Nós, elite perversa? Não. Elite perversa são seus amigos magnatas que o levam para passear de jato fretado, são seus intelectuais apaniguados, seus jornalistas financiados, seus donos de blogs comprados, seus parlamentares cooptados.
“Você, Lula, e os parasitas dos trabalhadores do Brasil, vocês são a elite perversa”.
Alguma coisa a acrescentar? Nadinha. A não ser a honra e a satisfação de ter o excelente David Coimbra na trincheira dos resistentes.
PS – Valeu, bom amigo Felipe. Grato pela remessa.
“Expressionante”!
Peço licença para “assinar em baixo”.